Textos Anteriores

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Você já viu o Powerpoint da "Marca da Besta" rolando na internet? O que diz a bíblia?

Tem um arquivo de powerpoint rolando por aí que fala de um suposto bio-chip que em breve será de uso obrigatório, e que serviria para monitorar individualmente cada ser-humano que anda sobre a terra. Segundo este power-point, esta é a marca da besta em versão high-tech. Mas afinal, que história é esta de "marca da besta"? Bem, o papo passa por duas questões levantadas no livro de Apocalipse.

1) Pouco antes do fim dos tempos, Satanás organizará o mundo em um governo único.
2) Os homens receberão marcas em suas mãos direitas e suas testas.

Muitos vêem no microchip o cumprimento destas duas profecias. Há grupos cristãos que acusam os Iluministas (aquele grupo do Código da Vinci com aquela teoria de que Madalena casou com Jesus), os Maçons e outras sociedades secretas de estarem organizando este governo único, que seria a Nova Ordem Mundial. Para eles já há um complô satânico em pleno andamento, organizando as coisas para o ataque final de Satanás. Este tipo de alerta sempre é feito, com microchips, softwares de computadores, e muitas outras coisas. O que a bíblia diz?



1 – Qual a origem e o propósito do livro de Apocalipse?
O livro de Aopocalipse foi escrito pelo Apóstolo João, que foi arrebatado (levado vivo) ao céu, onde teve uma visão de Jesus e dos últimos acontecimentos. Em ingles, o livro se chama “Revelations”.
Ele não é não é a única literatura apocaliptica da Bíblia tem algumas partes de Joel e Daniel (antigo testamento) que são proféticos ou apocalipticos, porque falam “do fim das coisas”.
Como ler Apocalipse?
Os livros da Bíblia se dividem em históricos, poéticos, doutrinários e proféticos. Nem todo livro profético é apocalíptico, mas todo livro apocaliptico é profético.
Cada livro deve ser entendido no contexto do seu tipo literário. Um livro histórico, por exemplo deve ser tomado ao pé da letra. Os Evangelhos são históricos. Então, se lá diz que Jesus ressucitou, isso é um registro histórico, não uma alegoria. Salmos, por outro lado, é um livro poético. Quando fala das “asas do Senhor” ou de que a “voz de Deus é como o trovão” isso deve ser entendido como uma figura de linguagem, e não tomado como uma descrição exata.
A característica dos livros apocalpiticos é sua simbologia complexa, que deve ser muito estudada. Não devemos tomar estes símbolos literalmente. Por exemplo, Jõao afirma que viu 144 mil pessoas no paraíso, 12 mil de cada tribo de Israel. Os Adventistas entendem este texto literalmente, e acham que só 144 mil pessoas entrarão no céu, ou seja, ele já está lotado. Concluem, então, que há um segundo céu, que não é tão bom quanto o primeiro. Só que a bíblia não fala de outro céu em nenhuma parte. Então é mais fácil concluirmos que João usou aqui uma expressão para afirmar que viu muita gente no céu.
Resumo: devemos ver Apocalipse dentro do contexto geral das escrituras (isso, aliás, vale para qualquer livro da bíblia). Tendo isso em mente, o que Apocalipse fala do sinal da besta?


2 - O Sinal da besta em Apocalipse
No capítulo 13, Jõao fala da visão de uma segunda besta que saiu do inferno depois que a primeira besta foi ferida. A missão desta segunda besta é fazer com que a humanidade adorasse a primeira. Uma contraposição exata ao papel de Cristo, que veio para nos ensinar a adorar o Pai. Ou seja, a segunda besta seria o anti-cristo. Pelo texto, a segunda besta teria o poder de marcar todos os homens na mão ou na testa:Veja Ap 13: 16 a 18:

“E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta.
E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.”

Todos vão receber o sinal da besta?
Não. Em várias passagens anteriores a esta de Apocalipse 13, o livro fala dos anjos marcando as frontes dos filhos de Deus. Apocalipse 7: 1 a 4 diz:
“ E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus. ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.”

É aqui que não podemos ser literais quanto ao número de 144 mil. O mais importante é notas que há salvos “em todas as tribos dos filhos de Israel”. Um pouco mais pra frente, no capítulo 9, há outra confirmação de que os filhos de Deus não serão tocados no final dos tempos:
Apocalipse 9:4: “E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm nas suas testas o sinal de Deus”

3- O homem tem poder em Jesus para não receber a marca da besta
A conclusão que se chega é que todos receberao uma marca, ou de Deus ou da Besta. Mas Apocalipse fala que, em Jesus, temos poder de resistir à marca da besta. E mais, aqueles que resistirem, serão reconhecidos por Cristo. Isto está em Apocalipse 20: 1 a 4.

“E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

Duas ressureições separadas por 1000 anos.
A Bíblia diz que o diabo será amarrado por 1000 anos, e depois será solto. Neste período, que se chama Milênio, todos os que tem a marca de Cristo reinarão com ele.
É difícl entender a questão do Milênio, os teólogos brigam sobre isso até hoje. Uns acham que toda a igreja estará com Jesus antes desta segunda volta do diabo, outros entendem que ela só irá depois. A questão é confusa há versículos que apoiam as duas posições.
O certo é que passado 1000 anos haverá uma nova e definitiva luta em que Cristo derrotará Satanás e o trancará no inferno para todo o sempre. Então terão passado todas as coisas,e tudo será novo. Nesta nova Jerusalém, os que não receberam a marca de Satanás serão recompensados.
Apocalipse 22: 1 a 4 : “ E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

CONCLUSÃO:
Como entender assuntos como o bio-chips, implantes, controle mundial à luz de Apocalipse?

Não há dúvidas de que a marca da besta e a marca de Jesus são fatos reais. Este assunto ocupa boa parte do livro de Apocalipse. Porém, Deus faz muitas outas “marcas na testa” ao longo da bíblia.
Quando Deus ordenou Aarão como seu primeiro Sumo-Sacerdote, Ele deu instruções minuciosas sobre tudo, inclusive como seria a roupa sacerdotal. Em Êxodo 28: 36 a 38 , Ele ordena:

“ Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará; E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR.”
Ou seja, a marca de Deus em nossa testa é, em primeiro lugar, Santidade.
Em outra passagem, Deus ordena que Moises escreva a Lei em uma caixainha, pendure-a nas portas das casas ( o que os judeus fazem até hoje) e amarre uma destas caixinhas em um barbante e pindure-a na testa, entre os olhos. È um mode do dizer que temos que ter a Lei do Senhor sempre em vista. Como Jesus disse que cumpriu a Lei, equivale a dizer que temos que ter Jesus sempre em vista.
Por fim, Paulo nos diz que Jesus nos circuncidou no coração e no espírito, e que esta é Sua marca em nós. Isso aconteceu no momento da conversão de cada um.
Então, se já temos a circucisão de Cristo e se nossa testa estiver marcada com a Santidade e a Pessoa de Jesus, temos o poder de resistir à marca da Besta, deste que tenhamos Jesus sempre em vista como nosso guia e nosso alvo.
A tecnologia do bio-chip é possível, ela surge num momento em que tudo indica que camnhamos para o fim. Nos tempos bíblicos, talvez se imaginasse que a marca da besta fosse um tipo de tatuagem. Hoje, bem poderia ser um implante tecnológico, que permitisse controlar as nossas vidas. Mas não é este o ponto.
O que temos sempre que ter em mente é que somos de Deus, se permanecermos Nele (santidade, entrega e “Jesus como guia e alvo”), não corremos riscos.

Nenhum comentário: