Textos Anteriores

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Os nomes de Deus. E uma historía bem curiosa.

Vou confessar uma coisa aqui no Théo Logos. Sou extremamente curioso. Vai daí que uma vez eu estava almoçando sozinho em um restaurante, e na mesa ao lado estava uma moça judia, que se dizia não-praticante (mas conhecia bem o assunto) e um amigo, leigo, que queria saber a todo custo porque os judeus não pronunciam o nome de Deus. Claro que eu fiquei para escutar o fim da conversa. Apesar de ficar firme na sua posição de "incrédula", a moça não falou o tal nome. Mas contou uma lenda interessante: para alguns Judeus, Jesus conseguiu entrar no Santíssimo Lugar, um área do Templo em que só o Sumo-Sacerdote poderia entrar e sobreviver à Glória de Deus (desnecessário dizer que, com isso, estes judeus reconhecem que Jesus é o Sumo Sacerdote - uma das funções do Cristo, o enviado). Bem, tendo entrado lá, ele leu o nome de Deus, escreveu em um papel, fez um pequeno corte na pele do braço e o guardou. Depois estudou o nome até conseguir pronunciá-lo. E, para estes judeus, era por pronunciar o nome de Deus que Jesus fazia milagres.
Embora a história não tenha qualquer respando bíblico, é significativa. Revela a importância dos Nomes de Deus e a autoridade que Jesus tem para usá-lo.
Desde que ouvi esta conversa, passeia me interessar pelo assunto.Uma boa análise do tema pode ser feita a partir do próprio modo como Deus se apresentou:
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Ex 3: 13,14


Porque é importante conhecermos o nome de Deus?

Razões divinas:
• A Bíblia nos apresenta Deus como um ser pessoal.
• Ao longo de todo o Antigo testamento, Deus faz diferença entre Seu nome e o nome de falsos Deuses. Ele nunca aceitou ser adorado com o nome de falsos deuses.
• Deus deseja se revelar a nós
• Os nomes de Deus revelam parte de sua personalidade e seus atributos.

Razões humanas
• Para conhecer melhor o Deus que nos criou
• Para compreender melhor como Deus age por nós
• Para adorar melhor o Deus que nos ama

O Nome “impronunciável” de Deus

O nome pessoal de Deus é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH, conehcido como tetragrama. Os hebreus não pronunciavam este nome, por acreditar que eram impuros para isso. Em seu luhar, pronunciavam Adonai (Senhor)
Nas antigas transcrições dos manuscritos da Torá (Os primeiros 5 livros da bíblia: Gênesis. Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), os escribas lavavam as mãos antes de escrever a palavra Adonai e tomavam banho antes de escrever a palavra YHWH.

A palavra Jehovah (Jeová, em português) é uma mescla das consoantes YHWH com as vogais de ADONAI, mas este termo era desconhecido nos tempos bíblicos. Na Igreja primitiva do novo testamento, o nome pronunciado era "Yahweh", que em português ficaria JAVÉ.

No texto que lemos, EU SOU O QUE SOU, no original hebraico é Ehehey-Asher-Ehehey É provável que a forma completa do termo fosse Yahweh-Asher-Yahweh, , que significa "Ele trouxe à existência tudo o que existe..."

Curiosidade: o termo “Aleluia” (HALLELLY YAH) significa, Louve a Yah.

Os “outros” nomes de Deus.

Ao longo das escrituras, o nome de Deus é composto com alguns de seus atributos. Eles revelam a pessoa e o caráter de Deus diante de determinadas situações:

Yahweh -Jireh — O Senhor Proverá (Gn 22.13-14).
Yahweh -Rapha - O Senhor Que Sara (Êx 15.26).
Yahweh -Nissi - O Senhor Nossa Bandeira (Êx 17.8-15).
Yahweh -Shalom - O Senhor É Paz (Jz 6.24).
Yahweh -Raah - O Senhor É O Meu Pastor (SI 23.1).
Yahweh -Tsidkenu - O Senhor Nossa Justiça (Jr 23.6).
Yahweh -Shammah - O Senhor Está Presente (Ez 48.35).
Yahweh -Tsebaoth - Senhor dos Exércitos (literatura profética e no período pós-exílico).

O nome de Jesus.

Mt 1:21, que foi escrito em hebraico: O Nome Jesus, em hebraico é Yeshua (YEH-O-SHUA). Seu significado é "Salvação de Yah" ou "Yah é salvação”.
O versículo em que o anjo instrui Maria, em Matues 1:21 foi originalmente escrito em hebraico: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

Conclusão: Jesus nos deu autoridade para chamar Deus de PAI.

É importante conhecer os nomes de Deus, e ver a íntima ligação de Jesus com o Yahweh.
Mas há uma coisa ainda mais importante. Foi Jesus quem chamou pela primeira vez Deus de PAI, e nos autorizou a fazer o mesmo.

Ao reconhecermos que Deus é nosso PAI, estamos automaticamente reconhecendo todas as funções que seus outros nomes descrevem. O Pai provê, cuida, dá paz, justiça, está sempre presente, toma nossas lutas e é nossa bandeira.

João 8:58 : “ Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo, antes que Abraão existisse, EU SOU.”

Jesus esteve com o Pai desde o princípio, e veio nos reconciliar com Ele. Só Cristo pode nos levar à uma realidade em que somos plenamente cuidados por um Deus Todo Poderoso, como seus verdadeiros filhos.

Nenhum comentário: